
Escrituras
O hinduísmo baseia-se no "tesouro acumulado de leis espirituais descobertas por diferentes pessoas em diferentes tempos." Transmitidas oralmente, muitos séculos antes de serem escritos.
A maioria das escrituras não deve ser interpretadas literalmente; dá-se mais importância aos significados metafóricos derivados deles.
Grande parte dos textos sagrados está em sânscrito, e os textos dividem-se em duas classes: Shruti - aquilo que é ouvido (verdade revelada) e Smriti - o que é lembrado (verdade realizada)
O Shruti é um conjunto de 5 coleções, os Vedas ("conhecimento divino"), os textos mais antigos do hinduísmo, que constituem hinos que teriam sido reveladas por Brama aos sábios.
Os Upanixades são denominados Vedanta, porque eles contêm uma exposição da essência espiritual dos Vedas. Entretanto é importante observar que os Upanixades são textos e Vedanta é uma filosofia.
Podemos dizer que enquanto o hinduísmo primitivo é fundamentado nos quatro Vedas, o hinduísmo clássico, a ioga e Vedanta, foram modelados com base nos Upanixades.



